UERJ é a única universidade do Rio que não usa ENEM


UFRJ, UFF, UFRRJ, Cefet/RJ, Uenf, Ence, UniRio, Uezo, IFF e IFRJ. Esses são os nomes das universidades, centros universitários e institutos públicos de educação superior que atualmente aderiram ao Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – como método de acesso aos cursos de graduação. No meio do rol de universidades públicas do Rio de Janeiro que decidiram se ajuntar ao MEC para contribuição de uma seleção mais unificada e centralizada, um fato inusitado: uma das universidades mais tradicionais do estado do Rio, com 60 anos de atuação no território fluminense po excelência, não se encontra nesse rol. A Uerj, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, decidiu manter seu vestibular tradicional.

Pelo menos, até agora, é o que se sabe. O sistema de acesso à Uerj, de certa forma, é muito parecido com as matrizes de referência utilizadas pelo Enem. O processo seletivo da Uerj se consolidou no estado do Rio como um dos mais práticos, contundentes e sólidos. A tão falada interdisciplinaridade permeia os caracteres do Enem e da Uerj. Por isso uma questão: “Por que a Uerj deveria adotar o Enem, se o sistema que já usa é idêntico ao do MEC?”

Uma seleção unificada, aos olhos do MEC, é algo mais justo e adequado ao Brasil. E é.

A diretora do Departamento de Seleção Acadêmica da Uerj – Dsea/Uerj – Elizabeth Murad disse em nota exclusiva que os Colegiados Superiores da Uerj estudam o uso do Enem pela universidade, mas de maneira não tão aberta como lançar todas as vagas no Sistema de Seleção Unificada – SiSU/MEC. Pensa-se em utilizar o Enem caso algum curso não tenha mais aprovados para ser chamado, isto é, suponhamos um curso com 20 vagas, mas tal curso só teve 16 candidatos que obtiveram a nota mínima para aprovação, aí entra o Enem pra cobrir essa ociosidade de vagas. Mas isso ainda é estudo dos Conselhos de Educação da Universidade. Nada aprovado.

Mas agora, com o MEC dando recursos para as universidades estaduais que aderirem ao Enem, especula-se que a Uerj estudará o caso com afinco. Caso use, poderemos dizer que todas as públicas do Rio usam o Enem como alguma forma de acesso aos cursos de graduação.

Publicado em 07/01/2011, em ENEM, UERJ e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. tá mais do que certa em não utilizar o enem, que todo o ano vem com alguma palhaçada, sem contar que utilizando está diminuindo ainda mais o número de universitários no país!

  2. Na moral a UERJ é uma faculdade sensata….
    Eu espero mesmo que ela não aceite essa porcaria de prova.
    Vamo lá UERJ aceita nãooooo!!!

    Nas eleições poderia haver um processo seletivo tipo Enem….sério mesmo.
    apenas como primeira etapa….imagine um deputado fazendo a prova do Enem….xD
    vocês iam ver como é bom!!!!!

    Ahhh morraaaaa ENEM!

  3. Eu acredito que a uerj esta no caminho serto em não utilizar o enem todo ano essa prova da algum problema até quando esse circo vai continuar é isso ai uerj estamos juntos

Deixe um comentário